terça-feira, abril 10, 2012

Made of...

Quanto de nós próprios é um pedaço dos outros?
É incrivel como todos nós levamos um pouco dos que nos rodeiam. Desde que nascemos que somos influenciados por tudo o que acontece à nossa volta, tudo determina a forma como agimos, como falamos, como nos vestimos. São os outros com quem lidamos que nos fazem conhecer coisas novas, pontos de vista diferentes, linguas diferentes.
É dificil conviver diariamente com as mesmas pessoas e não nos apegarmos a expressões, frases, gostos...
A convivência faz-nos adaptar e influencia-nos de muitas formas.
Estar num país novo, com pessoas novas e, principalmente, conviver com várias nacionalidades, faz-nos mudar ou pensar em muitas coisas de outra forma.
Pode ser bom ou mau, como tudo. Também nos cabe a nós perceber o que nos interessa ou não e defender ou não os nossos pontos de vista.
Conviver com outras pessoas faz-nos crescer a vários niveis, nem que seja a perceber que é melhor pensar apenas por nós próprios.
Nos ultimos tempos dou comigo a utilizar imensas expressões linguisticas influênciadas pelo brasileiro, pelo italiano e pelo espanhol... É muito divertido.
Fazer um intercâmbio é realmente passar por uma experiência única, que pode ser bastante enriquecedora.
Conhecer pessoas de outros paises, com vidas completamente diferentes, formas de pensar, de estar e de falar diferentes é também igualmente enriquecedor.

Não vou sair daqui a falar brasileiro (quase), ingles, espanhol ou italiano (espero aprender um pouquinho), mas levo muitas expressões que vão ficar na memória para sempre e que me hão-de fazer rir muito. 

Até já.

1 comentário: